Livro de Comunicação e Expressão através dos textos

Livro de Comunicação e Expressão através dos textos

domingo, 23 de maio de 2010

Percepção


De acordo com o dicionário Aurélio, percepção vem do latim perceptione e significa ato ou efeito de perceber. Perceber, vem do latim percipere, que quer dizer, apoderar-se de, adquirir conhecimento de, por meio dos sentidos; formar idéia de; abranger com a inteligência; entender, compreender; conhecer , distinguir, notar; ouvir, ver ao longe; divisar, enxergar. O que este conceito tem a ver com Comunicação e Expressão?

Para nos comunicarmos, precisamos perceber o mundo a nossa volta, as pessoas, os sinais, as imagens, as marcas, os sons, fazermos um reconhecimento do contexto que nos cerca. Bem, as mesmas ações que já fazemos automaticamente, devemos fazer com relação aos textos, às imagens, a tudo o que procurarmos reconhecer ou compreender.

Dois autores: Lúcia Santaella e Gil Carlos Pereira trabalham com a percepção. A primeira, de uma maneira mais geral e abrangente, já o segundo, de uma maneira específica para a preparação da leitura e compreensão de textos. Ambos identificam três etapas, ou três momentos para que a percepção se concretize; ora são chamados de momentos, ora de olhares. Vejamos seus conceitos.

A percepção, de acordo com Lúcia Santaella possui três momentos. O primeiro momento é o da intuição, do acaso, da sensação, do vago, da indefinição, é o que Gil Carlos Pereira chama de momento do olhar de apreensão, quando apenas se vê os elementos significativos de um texto. O segundo momento é o da ação, do encontro, da observação, do reconhecimento, para Santaella; para Gil Carlos, é o momento da compreensão, quando se dá sentido aos elementos levantados. O terceiro momento é o do entendimento, da reflexão, da assimilação, para a autora; para o autor, é o momento da conceituação, da síntese, da incorporação desses elementos à nossa realidade.

Percepção

A percepção possui três momentos:
1º momento: da intuição, acaso, sensação, vago, indefinição
2º momento: da ação, encontro, observação, reconhecimento.
3º momento: do entendimento, da reflexão, da assimilação.

Os três olhares

Com a metodologia dos três olhares, pode-se exercitar os três momentos do pensar:
a) a apreensão – ver os elementos significativos de um texto;
b) a compreensão – dar sentido aos elementos levantados;
c) a conceituação, a síntese – incorporar esses elementos à nossa realidade.

Bibliografia:

Para saber mais:
1. Sobre percepção:

PEREIRA, Gil Carlos. A Palavra: Expressão e Criatividade. S.Paulo, Ed. Moderna, 1ª ed., 1997.

SANTAELLA, Lúcia. A Percepção: uma teoria semiótica. S.Paulo, Ed. Experimento, 1993.

Um comentário:

  1. Quais os Impactos que a percepção provoca no atendimento, e como isso se processa?’

    ResponderExcluir